Por que se joga arroz nos noivos no casamento?

Uma coisa que eu sempre tive curiosidade de saber é por que se joga arroz nos noivos?

Segundo a lenda, diz que a tradição de jogar arroz nos noivos teve origem há mais de 4 mil anos em terra chineses, isso mesmo, chinesas, onde o arroz sempre significou prosperidade.

Tudo começou quando um mandarim (alto funcionário público na China antiga) teria encomendado uma chuva de arroz para ser atirada sobre sua filha após a sua cerimônia de casamento, para demonstrar a todos sua riqueza e seu amor pela moça. Desde então, o gesto teria se espalhado pelo mundo todo - a ponto de dar origem à expressão "arroz-de-festa". 

No século XX, a milenar tradição chinesa começou a ser substituída pela moda politicamente correta. Alguns noivos percebendo que pássaros passavam mal a comerem arroz cru, começaram a substituir o arroz por pétalas de rosa ou comida de passarinho.

Amannda Oliveira

Comentários

  1. Interessante. Gostei. Agora vai a pergunta: Por que há tempos atrás, um dos ritos era o carro dos noivos arrastar várias latas? Quanto ao chá de cozinha, também não gosta da ridicularização e do constrangimento fa noiva, mas compreendo que é mais um rito de passagem. Aceita quem quer.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Tai uma boa pergunta Maria. Vou pesquisar o motivo das latas no carro dos noivos e vou postar aqui viu.

    ResponderExcluir

Postar um comentário