Por que o noivo não pode ver a noiva antes do casamento?


Todo mundo já viu e ouviu se dizer que o "noivo não pode ver a noiva antes do casamento". Essa tradição que se repete há gerações , é defendida e divulgada em revistas, novelas e até em desenhos animados. Mas de onde vem essa tradição ou superstição?

Esta assim como outras tantas superstições tem origem antiga. Primeiro conta-se que os noivos eram impedidos de ver as noivas por que os casamentos eram arranjados e acordados entre os pais, então ver uma noiva e descobrir que não gostaria dela, iria atrapalhar os planos e por isso o primeiro impedimento.

Em seguida, segundo uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, os homens entram em desespero quando se deparam com a sua pretendida vestida de noiva, por acharem que pelo fato de não poderem mais fazer de tudo o que a vida de solteiro oferece, eles vão perder a vida. Além do branco ser uma cor que causa pânico nos seres humanos, a ideia de estar preso a uma mesma mulher para o resto da vida fazia com que os homens fugissem e abandonassem a coitada a própria sorte.


Para evitar este tipo de coisa, algumas mães proibiram os futuros genros de ver suas filhas vestidas de noiva antes do casamento. Logo, no dia do casamento, lá estava o bonzão do noivo aguardando sua querida no altar. Quando ela entrava pela porta da igreja, mesmo que o desespero batesse ao vê-la de branco, o noivo não podia simplesmente fugir, não alí, na frente de todos. E mesmo que tentasse, os presentes não permitiriam. Os acordos matrimoniais já haviam sido fechados, e se eles chegavam ao dia do casamento, era porque a noiva já havia sido aprovada em todos os requisitos exigidos da época. O noivo não tinha motivo para desistir. E se ele conseguisse fugir, seria uma vergonha para ele, e não para ela. 
Quando questionadas do "por que" não deixar o noivo ver a donzela vestida de noiva antes do casamento, as mães supersticiosas logo lançaram a conhecida frase "porque dá azar". 

E a frase "porque dá azar" é usada até hoje para impedir que os pombinhos de encontrem antes do SIM.

Longe das superstições, eu acho muito bacana o noivo não ver a noiva para dar um certo charme e suspense gostoso a cerimônia. É muito bom, ver a cara do noivo fascinado olhando para a noiva na entrada da igreja.

Amannda Oliveira

Comentários

Postar um comentário